Câmara divulga agraciados com o Prêmio Nise da Silveira 2023
Premiação reconhece trabalho desenvolvido com base em boas práticas e inclusão em saúde mental
13/09/2023 - 18:03
A Câmara dos Deputados divulgou a lista das pessoas e instituições que serão agraciadas com o Prêmio Nise da Silveira de Boas Práticas e Inclusão em Saúde Mental 2023.
O prêmio é uma forma de reconhecimento e incentivo a pessoas e instituições que contribuíram ou têm contribuído ativamente na política de cuidado sustentada no respeito integral às pessoas que se encontram em sofrimento psíquico e situação de vulnerabilidade.
Os escolhidos são os seguintes:
Antônio Geraldo da Silva - Brasília (DF): médico psiquiatra, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria, onde foi reeleito para o posto. Exerceu vários cargos em instituições públicas e privadas.
Enloucrescer - Associação dos Familiares, Amigos e Usuários do Serviço de Saúde Mental - Blumenau (SC): entidade sem fins lucrativos, criada em janeiro de 1998, que atua com cerca de 500 pessoas/ano, usuárias e egressas da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Tem como objetivo o exercício pleno da cidadania e o fortalecimento dos princípios da reforma psiquiátrica e da Luta Antimanicomial.
Hospital Psiquiátrico Dr. Adolfo Bezerra de Menezes - Paranaíba (MS): entidade filantrópica fundada em 1966, reconhecida como de utilidade pública municipal, estadual e federal, atuando nas diretrizes da RAPS, proporcionado boas práticas e inclusão em saúde mental.
Marcos Rolin - Porto Alegre (RS): foi deputado federal e estadual pelo Rio Grande do Sul. É autor da lei da Reforma Psiquiátrica no RS, primeira legislação brasileira sobre o tema e a segunda na América Latina. Como deputado federal, apresentou o projeto das Caravanas Nacionais de Direitos Humanos, sendo que a primeira delas, realizada no ano de 2000, inspecionou 20 instituições manicomiais em sete estados brasileiros.
Paulo Delgado - Brasília (DF): sociólogo, pós-graduado em Ciência Política, professor universitário, deputado constituinte em 1988, exerceu seis mandatos como deputado federal. É autor de inúmeras leis que destacam sua luta pela causa da saúde mental, como a 10.216/2001 da Reforma Psiquiátrica ou "Antimanicomial.
Cerimônia
A entrega do prêmio, que consiste em diplomas de menção honrosa, está marcada para dia 21 de novembro, às 16h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em homenagem ao Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado nesta data.
Mais informações estão disponíveis na página do Prêmio Nise da Silveira.