Cidadania

Parlamento Jovem Brasileiro começa a analisar discursos elaborados na primeira etapa do programa

Foram quase 500 textos recebidos na etapa inicial, que terminou no último domingo (10)

13/09/2023 - 14:19  

A coordenação estadual do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) nas secretarias estaduais de educação começa a analisar os quase 500 discursos recebidos da primeira fase do programa, que terminou no último dia 10. Participaram da etapa local, chamada de Jornada de Aprendizagem Cidadã, 865 estudantes do ensino médio, de escolas públicas e particulares de todo o Brasil.

Durante sete semanas de atividades, os jovens vivenciaram a experiência de identificar a questão que mais os mobilizava sobre o tema "A educação que queremos". Com base nessa proposta, investigaram a questão a partir de duas perspectivas: a articulação com as políticas públicas e a escuta de outros jovens. Ao final, elaboraram um discurso.

Agora, cada um receberá uma nota e, em cada estado, os estudantes autores dos quatro discursos com melhor pontuação seguem para a próxima etapa. No total, serão 108 pré-selecionados. O resultado da seleção estadual será divulgado no dia 4 de outubro.

Próximas etapas
Na semifinal, os 108 participantes irão gravar seus discursos em vídeo para avaliação nacional. Um estudante por estado será escolhido para representar a etapa nacional, que será realizada em Brasília de 5 a 7 de dezembro.

Mais informações estão disponíveis na página do PJB.

Sobre o programa
O Parlamento Jovem Brasileiro é um programa anual desenvolvido pela Câmara dos Deputados que simula a jornada parlamentar com estudantes de escolas públicas e particulares. É voltado à educação para a democracia. As atividades proporcionam experiências de aprendizagem sobre política, democracia e o papel do Poder Legislativo. Um dos objetivos do programa é estimular a participação política e o exercício de uma cidadania ativa.

Podem participar do PJB estudantes, que tenham entre 16 e 22 anos, regularmente matriculados no ensino médio, em modalidades integradas ou que estejam concluindo o segmento na Educação de Jovens e Adultos (EJA).