Informática

Papel das incubadoras na sustentabilidade de startups cívicas é tema do LabTalks desta sexta-feira (26)

25/05/2023 - 15:03  

O Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados vai debater, nesta sexta-feira (26), o papel das incubadoras na sustentabilidade e apoio a startups de impacto cívico e as medidas necessárias para manter saudável o ecossistema dessas empresas no país. Com a participação de dois especialistas em empreendedorismo cívico, o LabTalks está marcado para as 10 horas e será transmitido pelo canal do LABHacker no YouTube.

Para falar sobre a importância das startups cívicas para a inovação e as medidas necessárias de apoio, foram convidados a coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo Inovador da Fundação Certi, Fernanda Konradt de Campos, e o responsável pelo Laboratório de Políticas Públicas do Sebrae, Pedro Pessoa Mendes.

Fernanda Konradt lidera uma equipe de 40 colaboradores responsáveis pelos programas de incentivo ao empreendedorismo InovAtiva Brasil, Programa Centelha, Sinapse da Inovação, Start BSB, BioInovaTech, Lagoon Startups e CitzTech. Doutora em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), ela ajudou a dar suporte a mais de 500 startups e cerca de 50 mil empreendedores em mais de 10 anos de experiência na área de empreendedorismo.

Mestre em Produtividade pelo ITA e doutorando pelo Ceam/Unb em Políticas Públicas, Pedro Pessoa atua no desenvolvimento de políticas públicas e soluções direcionadas aos pequenos negócios, com ênfase na inovação no setor público e formação de redes.

Soluções inovadoras
As startups são empresas jovens que buscam oferecer soluções inovadoras para problemas reais do mercado e da sociedade. Elas têm modelos de negócio escaláveis, que permitem um crescimento rápido e exponencial. O Brasil é considerado o melhor ecossistema de startups da América Latina, ocupando o 10º lugar no ranking geral da consultoria Tipalti, que monitora as startups no mundo.

Fundamentais para a inovação no Brasil, as startups são capazes de gerar empregos qualificados, aumentar a produtividade de variados setores econômicos, resolver desafios sociais e ambientais e criar valor para a economia nacional. Segundo o relatório Wrapped Brazilian Startups, elaborado pela plataforma Sling, as startups brasileiras contrataram mais de 100 mil pessoas em 2021 e receberam mais de US$ 10 bilhões em investimentos. Além disso, o país conta com mais de 19 unicórnios, ou seja, startups avaliadas em mais de US$ 1 bilhão cada.

Além dos detalhes sobre o processo de seleção e a importância da incubação para a saúde do ecossistema das startups de impacto cívico, também serão debatidos na live pontos como os sinais de que ela não está madura para ser incubada; o momento em que já pode andar com as próprias pernas; como é feito o cálculo de investimento em cada situação; além dos exemplos de sucesso no mercado e na parceria com o setor público.

Participação on-line
Para participar do LabTalks e interagir durante o debate, é só acessar o canal do LabHacker no YouTube e, se quiser, mandar dúvidas ou comentários pelo chat, que são respondidos durante a live. Os vídeos ficam gravados no canal.

O LabTalks reúne pessoas interessadas em contar suas experiências, novas propostas e curiosidades, com temáticas ligadas à tecnologia, inovação e democracia. Os encontros virtuais têm duração de uma hora e são realizados quinzenalmente.

Serviço
Evento: LabTalks – O papel das incubadoras na sustentabilidade de startups cívicas
Data:
 sexta-feira (26)
Horário: 10h
Transmissão: canal do LABHacker no YouTube
Encontros informais sem necessidade de inscrição