Cidadania

Exposição na Câmara apresenta as conquistas das mulheres nas últimas décadas

09/03/2023 - 18:18  

A Câmara dos Deputados apresenta, durante o mês de março, a exposição “Mulheres: histórias e conquistas”. A mostra tem como objetivo mostrar os avanços e conquistas das mulheres desde a luta por direitos no final do século XX, passando pela conquista do direito ao voto (1932), a eleição da primeira deputada (Carlota Pereira de Queirós, 1933), a chamada “bancada do batom” durante a Constituinte, até os dias atuais quando as mulheres alcançaram o recorde de 91 deputadas federais eleitas para a atual legislatura.

A exposição integra as atividades da campanha “Março Mulher”, realizada anualmente para celebrar o mês e o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de Março, debater e conscientizar a população sobre as desigualdades de gênero.

Nas duas paredes do corredor Tereza de Benguela, é possível conhecer um pouco sobre os movimentos de mulheres antes e depois da Constituinte, passando pelas primeiras mobilizações da bancada feminina na Câmara, na década de 1990, até a criação da Procuradoria da Mulher, em 2009, e da Secretaria da Mulher, em 2013, órgão regimental que reuniu a Procuradoria e a Coordenação dos Direitos da Mulher.

As atividades da campanha Março Mulher podem ser conferidas na página da Secretaria da Mulher.

Serviço:
Exposição – Mulheres - histórias e conquistas
Visitação:
 de 8 a 23 de março de 2023
Local: Corredor Tereza de Benguela, Anexo II da Câmara dos Deputados
Horário: das 9h às 17h30

Abertura:
Terça-feira, 14 de março, às 13h30
Hall da Taquigrafia, Anexo II