Cidadania

Edições Câmara lança publicação sobre violência política contra mulheres

13/01/2023 - 15:40  

A Edições Câmara lançou a publicação O que é Violência Política contra a Mulher?, que discute a baixa representatividade de mulheres em posição de poder e os vários desafios que as candidatas precisam enfrentar antes, durante e depois do pleito, no exercício de seus mandatos. De autoria de Danielle Gruneich e Iara Cordeiro, assessoras técnicas da Secretaria da Mulher da Câmara, a obra explica, de forma didática e direta, as diversas formas de violência política contra mulheres, como denunciá-las e a importância de maior participação feminina na política.

A publicação também aborda os recentes avanços no ordenamento jurídico brasileiro nesta área, com a promulgação das Leis 14.192/2021 (sobre violência política contra a mulher) e 14.197/2021 (Lei do Estado Democrático de Direito).

O objetivo da Câmara dos Deputados com a obra é contribuir para consolidar uma cultura de combate à violência política contra as mulheres, promovendo condições para aumentar a participação feminina. A obra pode ser adquirida no site das Edições Câmara, onde também é possível baixar versão gratuita no formato PDF.