Saúde

Iluminação especial no Congresso integra ações do Dezembro Laranja contra o câncer de pele

05/12/2022 - 11:11  

Os prédios do Congresso ficam iluminados de laranja nesta terça (6) e quarta-feira (7) em apoio à Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele. Conhecida como Dezembro Laranja, a iniciativa foi criada em 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) para alertar a população sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoces, informar sobre as opções terapêuticas disponíveis e destacar os cuidados que devem ser incorporados à rotina diária.

Neste ano, a mensagem central da campanha é “Não espere até sentir na pele”. Além de mutirões gratuitos para identificar casos novos da doença, as ações envolvem a conscientização da população sobre a importância da adoção de hábitos de fotoproteção, como o uso de chapéu, óculos de sol e protetor solar.

Sobre a doença
O câncer de pele é o tipo de neoplasia mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano, segundo a SBD. Quando descoberta no início, a doença tem mais de 90% de chances de cura. Por isso, de acordo com a entidade, a população deve ficar atenta aos  sinais  e  sintomas,  buscando  ajuda  junto  ao  médico dermatologista assim que os notar.