Cultura

Câmara apresenta exposição com 13 xilogravuras do artista Valdério Costa

22/11/2022 - 13:30  

A Câmara dos Deputados apresenta, de 23 de novembro de 2022 a 12 de janeiro de 2023, a mostra Histórias Xilogravadas, do artista plástico Valdério Costa. A exposição fica aberta a visitação no Espaço do Servidor, no Anexo II da Câmara dos Deputados, de segunda a sexta das 9h às 17h. A entrada é  franca.

Estarão expostas 13 xilogravuras relacionadas a personagens, elementos e costumes da cultura popular brasileira, como o vaqueiro, o repentista, os pássaros do sertão, a fotografia lambe-lambe e a serenata. Trechos de obras de Guimarães Rosa, Rolando Boldrin, Ariano Suassuna e Patativa do Assaré, entre outros, ajudam a contextualizar as gravuras.

A xilogravura é uma técnica antiga de reprodução de imagens a partir de uma matriz em madeira, impressas em papel ou em outro suporte. Para ilustrar o processo de criação de suas xilos, Valdério Costa também traz para a exposição matrizes em madeira e objetos de corte usados no entalhamento, bem como folhetos ilustrados impressos.

O artista
Nascido em Natal (RN), em 1966, Valdério Soares da Costa mudou-se para Brasília (DF) no início dos anos 80. É graduado e mestrando em Artes Visuais pela Universidade de Brasília, professor de Artes Visuais e História da Arte da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

É poeta e artista plástico cadastrado pela Secretaria de Cultura do DF, com várias exposições individuais e participações em coletivas desde 1988. Atua em escolas públicas e privadas, ministrando palestras, oficinas e aulas livres práticas e teóricas sobre xilogravura. Suas obras estão em diversas coleções no Brasil e no exterior.

Em 2014, Valdério expôs na coletiva Xilos Brasilianas, na Câmara dos Deputados, e, em 2017, conquistou o Prêmio Culturas Populares, categoria Mestres, do Ministério da Cultura.

Serviço
Evento:
 Exposição mostra Histórias Xilogravadas, do artista plástico Valdério Costa
Local: Espaço do Servidor – Anexo II da Câmara dos Deputados
Visitação: de 23 de novembro de 2022 a 12 de janeiro de 2023, de segunda a sexta, das 9h às 17h
Entrada franca