Cultura

Exposição “A linguagem da serpente” é prorrogada até 12 de janeiro

11/11/2022 - 12:54  

A mostra “A linguagem da serpente”, do artista Rodrigo Garcia Dutra, em exibição na Galeria Décimo do Anexo IV da Câmara, foi prorrogada até 12 de janeiro de 2023.

A exposição traz técnicas e formatos variados, como um políptico em 12 peças de madeira, composições digitais impressas em tecido de microfibra, vídeo, impressões fotográficas de trabalhos em papel e telas a óleo, grafite, argila e acrílica sobre tela.

O artista explica que seus trabalhos mais recentes associam a teoria das cordas e supercordas da física quântica (em que o universo é composto de formas sinuosas que vibram e criam matéria, luz, som e cor em ressonância) com mitos indígenas que reverenciam a serpente como uma divindade cósmica.

Em sua pesquisa artística, Rodrigo constrói uma coleção de fatos, objetos encontrados, presentes e lugares por onde viajou. Retrabalha esses elementos através de desenho, pintura, fundição de bronze, pinceladas de carvão, edição de vídeo e arranjo/rearranjo no espaço.

O artista
Rodrigo Garcia Dutra nasceu no Rio de Janeiro, em 1981. Possui Master Fine Arts pela Central Saint Martin of Art and Design, Londres, Reino Unido (2009), com bolsa da Lismore Castle Scholarship, e Master em Escultura no Royal College of Arts, em Londres, Reino Unido (2014), com apoio do Student Finance England (SFE) pelo Disabled Students’ Allowance (DSA).
Recebeu prêmios da Fundação Bienal de São Paulo, do Programa Brasil Arte Contemporânea e participou de exposições presenciais e on-line em São Paulo, Londres e Lisboa. Tem obras adquiridas por vários museus e participou de residências e programas no Brasil, na Alemanha e em Portugal. Foi indicado por três anos consecutivos ao prêmio Pipa (2015, 2016 e 2017).

Serviço
Exposição A linguagem da serpente, de Rodrigo Garcia Dutra
Local: 
Galeria Décimo – Anexo IV da Câmara dos Deputados
Visitação: até 12 de janeiro de 2023, de segunda a sexta
Horário: das 9h às 17h
Entrada franca