Cultura

Encontro com a Autora recebe em agosto a jornalista e pesquisadora Verenilde Pereira

Ativista dos direitos dos povos indígenas, a escritora vai falar sobre o romance “Um rio sem fim” e outras obras. O programa, no dia 25, será transmitido ao vivo pelo YouTube e Facebook

16/08/2022 - 08:53  

O Centro Cultural e o Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados promovem na quinta-feira 25 de agosto, às 19 horas, o Encontro com a Autora Verenilde Santos Pereira. A jornalista amazonense é pesquisadora e doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), além de ativista dos direitos dos povos indígenas. Como escritora, publicou, em 1998, o romance de ficção "Um rio sem fim”.

O livro conta a história de uma missão religiosa no norte da Amazônia e as consequências para os nativos da região, revelando as representações de grupos marginalizados, abordando a decolonialidade e a violência. De origem indígena pelo lado paterno e filha de mãe negra, a escritora publicou também o livro de contos “Não da maneira como aconteceu”. Acaba de escrever outro romance, intitulado “É teu o nosso desencontro”, que será publicado ainda este ano ou no próximo. Para 2022 está prevista também a publicação do texto "A singularidade forjada sobre os Waimiri-Atroari", editado pela UnB.

Especializada na questão indígena e ambiental, Verenilde trabalhou como jornalista para os jornais A Crítica, A Notícia e Jornal do Comércio, em Manaus, tendo como destaque na sua atuação a entrada no garimpo na área de Surucucus, em Roraima, e no Alto Rio Negro, no Amazonas. No fim dos anos 70, ela participou da criação do primeiro jornal exclusivamente sobre povos indígenas, chamado Porantim, em Manaus. Verenilde contribuiu diretamente na cobertura da morte do ativista Chico Mendes, e já escreveu para o Le Monde francês sobre os Guarani Kayowá.

O Encontro com o Autor é promovido pelo Centro Cultural e pelo Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados e já está em sua 42ª edição. Mais informações podem ser obtidas por e-mail. O público pode mandar perguntas pelo chat do canal no YouTube.

Serviço
Evento: Encontro com a Autora Verenilde Pereira
Data: 
25 de agosto, quinta-feira
Horário: 19 horas
Transmissão: canal da Câmara dos Deputados no YouTube e na página do Centro Cultural Câmara dos Deputados no Facebook