Segurança

Congresso na cor lilás reforça campanha anual de combate à violência contra a mulher

12/08/2022 - 08:51  

O Congresso Nacional recebe iluminação na cor lilás, dos dias 14 a 17 de agosto, em apoio à campanha pelo fim da violência contra a mulher. Segundo o Fórum de Segurança Pública, em 2021, a cada sete horas uma mulher foi vítima de feminicídio, 30 mulheres sofreram agressão física por hora, houve um estupro a cada 10 minutos no país, e a cada dois dias, uma travesti ou mulher trans foi assassinada.

Campanha nacional
PL 3855/2020, aprovado nessa quarta-feira (10) no Senado e enviado à sanção presidencial, institui o Agosto Lilás, campanha anual no mês de agosto para conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A proposta prevê que, anualmente, a União e os estados promovam ações de conscientização e esclarecimento sobre as diferentes formas de violência contra a mulher.

As ações para estimular a conscientização da sociedade vão da prevenção ao tratamento, para orientar e difundir as medidas que podem ser adotadas, judicial e administrativamente, além de informar sobre órgãos e entidades envolvidos, redes de suporte disponíveis e canais de comunicação existentes às mulheres vítimas de violência.