Saúde

Congresso Nacional na cor rosa celebra o Dia Mundial de Combate ao Colesterol

11/08/2022 - 15:04  

A fachada do Congresso Nacional ganha iluminação rosa neste sábado (13), em homenagem ao Dia Mundial de Combate ao Colesterol, comemorado em 8 de agosto. A data reforça o alerta à sociedade sobre a importância do controle do colesterol.

Dados da Organização Mundial de Saúde mostram que em todo o mundo cerca de 17 milhões de pessoas morrem anualmente em decorrência de doenças cardiovasculares, sendo o aumento do colesterol um dos principais fatores de risco, junto com obesidade, pressão alta, diabetes e tabagismo.
No Brasil, a média chega a 360 mil mortes por ano, de acordo com o Ministério da Saúde.

Equilíbrio
O colesterol é um conjunto de gorduras necessário para o organismo exercer algumas funções, como a produção de determinados hormônios. São classificados em dois tipos: o HDL, considerado “colesterol bom”, e o LDL, denominado “colesterol ruim”. É preciso consumi-los de forma equilibrada para manter as taxas regulares. Quando em desequilíbrio no organismo, o colesterol torna-se fator de risco vascular, complicação na aorta (principal artéria do corpo), além de demência e acidente vascular cerebral (AVC).

A maneira mais recomendada de combate, indicada por profissionais de saúde, é a prática de atividade física regular e alimentação diária balanceada.