Saúde

Câmara se ilumina de laranja e adere a campanha de conscientização sobre infertilidade

24/06/2022 - 08:26  

A Câmara dos Deputados fica iluminada na cor laranja desta sexta (24) até segunda-feira (27) em apoio à Campanha Mundial de Conscientização sobre a Infertilidade. O movimento tem como objetivo levar à população mais informações sobre o problema que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atinge 15% da população brasileira.

Causas
Suas causas podem ser multifatoriais e estão distribuídas igualmente entre homens e mulheres, podendo apresentar um percentual sem causa aparente. Entre as mais frequentes estão idade, doenças sexualmente transmissíveis, peso e tabagismo. Fatores como estresse e outros indicadores de uma saúde debilitada também podem contribuir para o problema

Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico é realizado por exclusão. A partir de um quadro geral de possíveis fatores, as hipóteses vão sendo descartadas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida, existem atualmente vários tratamentos para o problema, que podem ser conferidos no site da entidade.

Documento lançado recentemente pela OMS enfatiza o conceito de infertilidade como doença e a situa no contexto dos direitos humanos O documento reconhece a dificuldade de acesso a tratamentos seguros e eficientes e reafirma a importância da criação de leis e políticas públicas que garantam acesso universal a prevenção e ao tratamento da infertilidade.