Cultura

Câmara apresenta exposição "Umbigo do Recôncavo: tradições culturais na Bahia" a partir desta segunda (30)

27/05/2022 - 13:04  

A Câmara dos Deputados exibe, entre os dias 30 de maio e 23 de junho, a exposição "Umbigo do Recôncavo: tradições culturais na Bahia", da fotógrafa Camilla Souza. A mostra retrata manifestações religiosas da região do Recôncavo Baiano em 27 fotos digitais (coloridas e em preto e branco) de festas, ritos e celebrações populares nas cidades de Cachoeira, Santo Amaro e Muritiba. A mostra está instalada no Espaço do Servidor e pode ser visitada das 9h às 17h.

Há registros da Festa da Boa Morte, do Bembé do Mercado, Encontro das Águas, Nego Fugido de Acupe e outros ritos e celebrações que transitam entre o sagrado e o profano e se reinventam ao longo do tempo sem, no entanto, perder sua identidade.

A artista
Nascida e criada em Cachoeira, no Recôncavo Baiano, Camilla se interessa, desde a infância, pelas tradições, manifestações e riquezas culturais de sua cidade natal. Em 2018, concluiu a graduação de Comunicação Social – Jornalismo, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), tendo o livro-reportagem "Histórias Anônimas – Vidas Cachoeiranas" como trabalho de conclusão de curso. Atualmente é mestranda em Comunicação também pela UFRB.

A fotógrafa tem expandido seu olhar pelo Recôncavo e registrado manifestações culturais de outras cidades, como Santo Amaro da Purificação, Saubara, São Félix, Maragogipe e Muritiba, ressaltando a riqueza e pluralidade desse território identitário da Bahia.

Serviço:
Evento: Exposição "Umbigo do Recôncavo: tradições culturais na Bahia", de Camilla Souza
Local: Espaço do Servidor - Anexo II – Câmara dos Deputados - Brasília (DF)
Data: de 30 de maio a 23 de junho
Horário: de 9h às 17h
Entrada franca