Cultura

Escritor de ficção afrofuturista Ale Santos é o convidado do Encontro com o Autor de maio

16/05/2022 - 09:13  

O escritor Ale Santos é o convidado de maio do Encontro com o Autor. O evento, que ocorre nesta quinta-feira (19) às 18h, é promovido pelo Centro Cultural e pelo Centro de Documentação e Informação (Cedi) da Câmara dos Deputados e já está em sua 40ª edição. O encontro terá transmissão ao vivo pela canal da Câmara no YouTube.

Ale Santos é comunicador digital, autor de ficção científica e fantasia afro-americana, podcaster no Infiltrados no Cast e consultor de gamificação pela Savage Fiction. Foi finalista do Prêmio Jabuti 2020 com o livro "Rastros de resistência" e é autor de "Cangoma" – conto afrofuturista inspirado em uma música homônima de Clementina de Jesus –, presente no livro "Todo mundo tem uma primeira vez". Em 2021, lançou "O último ancestral” (Ed. HarperCollins).

Afrofuturismo
A ficção científica de Ale Santos usa elementos do afrofuturismo — movimento cultural, estético e político que cria narrativas de protagonismo negro - numa fantasia urbana eletrizante, trazendo referências da fé, da cultura e da história africana no Brasil.

O enredo do livro se desenrola em um futuro ultratecnológico, em uma favela para onde quase toda a população negra foi exilada quando os Cygens - híbridos de homens e máquinas - tomaram o poder, estabelecendo uma forte política de segregação racial e proibindo o uso da magia, a propagação da fé e o culto aos deuses. O personagem principal – Eliah - é um jovem que busca no esquema de roubo de carros uma vida melhor para si e para sua irmã, Hanna, uma adolescente autodidata em linguagens eletrônicas.

O personagem vê sua vida mudar completamente ao descobrir que carrega em si o espírito do Último Ancestral, entidade poderosa capaz de salvar os moradores da favela.

Em “O último ancestral”, o ativista Ale Santos reinventa o Brasil num futuro distópico e traça um paralelo com a realidade do país com referências às favelas, a religiões diversas, ao Carnaval e às questões sociais, como segregação racial a racismo estrutural.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas por e-mail.

Serviço
Evento: 
Encontro com o Autor - Ale Santos
Data: quinta-feira (19)
Horário: 18h
Transmissão: canal da Câmara no Youtube e página do Centro Cultural no Facebook. O público poderá mandar perguntas pelo chat do canal.