Educação

Câmara abre inscrições para Seminário de Educação Legislativa

Evento faz parte das comemorações dos 25 anos de existência do centro de formação e treinamento da Casa

11/05/2022 - 16:56  

A Câmara dos Deputados informa a realização do Seminário de Educação Legislativa e da XII Jornada de Pesquisa e Extensão da Casa, como parte das comemorações dos 25 anos do seu Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor).

O evento, entre os dias 21 e 23 de setembro, reunirá os saberes de mais de 250 escolas do legislativo nacionais, parlamentos internacionais e academia interessada, marcando também os 30 anos da educação legislativa no Brasil.

Interessados em debater temas relacionados ao Parlamento podem apresentar trabalhos em uma das áreas temáticas do evento:
- educação legislativa,
- gestão pública no Poder Legislativo,
- processos políticos do Poder Legislativo,
- política institucional do Poder Legislativo.

As inscrições para submissão de artigos já estão abertas e seguem até 6 de junho. As inscrições para participantes ouvintes começarão em agosto.

Sobre o Cefor
O Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara dos Deputados existe desde 1997. Sua vocação tem sido desenvolver competências técnicas e gerenciais dos servidores, de forma alinhada às missões constitucionais da Câmara dos Deputados - representar, legislar e fiscalizar - e às diretrizes do seu planejamento estratégico. Paralelamente, dedica-se à pesquisa acadêmica, por meio de seu programa de mestrado em Poder Legislativo e de vários cursos de pós-graduação lato sensu (especialização).

As ações de capacitação dos servidores ocorrem por meio da oferta de cursos presenciais ou a distância, palestras e seminários ou, ainda, por meio da prospecção de oportunidades de formação e treinamento oferecidas por outras instituições, desde que se adequem às demandas da Câmara dos Deputados no que diz respeito às competências técnicas que precisam ser desenvolvidas.

Outra frente de atuação do Cefor diz respeito às atividades de educação para democracia, realizadas por meio de programas institucionais voltados para estudantes, educadores e sociedade civil organizada. Exemplos desses programas são o Parlamento Jovem Brasileiro, Missão Pedagógica no Parlamento e Oficina de Atuação no Parlamento, entre outros.

Serviço
Evento:
 Seminário Educação Legislativa e XII Jornada de Pesquisa e Extensão da Câmara dos Deputados
Data: de 21 a 23 de setembro
Submissão de artigos: até 6 de junho
Inscrições e mais informações: no portal Eduleg