Comunicação

TV Câmara chega ao interior do país via Digitaliza Brasil

02/12/2021 - 12:57  

A partir desta semana a população Touros (RN) tem acesso à programação da TV Câmara com qualidade digital. A nova estação de transmissão compartilhada é a segunda do Programa Digitaliza Brasil, que levará TV Digital aberta e gratuita para até 1638 cidades com menos de 100 mil habitantes até o final de 2023.

As licenças são emitidas em nome da Câmara dos Deputados e a implantação da torre de transmissão e dos equipamentos são feitas pela Seja Digital, braço operacional da digitalização da TV brasileira.

Toda a infraestrutura, que inclui torre, antena, sistema de recepção e transmissão, é fornecida sem custos para as casas legislativas e demais emissoras e os recursos vieram do leilão da faixa de 700 Mhz da Anatel.

A estação vai permitir que as emissoras abertas cheguem até o município com custos reduzidos porque será compartilhada entre as TVs públicas e as comerciais que transmitem para a região. O canal da Câmara dos Deputados inclui, na multiprogramação, a TV Senado e a TV da Assembleia Legislativa estadual.

A estação experimental foi instalada em setembro de 2021 em Tenente Ananias, também no Rio Grande do Norte. Até 2023 todos os municípios contemplados pelo Programa serão beneficiados com TV Digital aberta e gratuita.