Saúde

Iluminação vermelha no Congresso celebra o Dia Mundial de Luta contra a Aids

01/12/2021 - 14:22  

O Congresso Nacional ficará iluminado de vermelho nesta quarta-feira (1º) - Dia Mundial de Luta Contra a Aids _ e no período de 12 a 31 de dezembro, em apoio ao Dezembro Vermelho, campanha cujo objetivo é alertar para a necessidade de diagnóstico e tratamento precoces para essa síndrome e outras infecções sexualmente transmissíveis. A cor escolhida remete ao laço que representa solidariedade aos que vivem com o vírus HIV.

A campanha, instituída pela Lei 13.504/2017, traz este ano o lema “Diga não ao preconceito. Previna-se! Faça o teste! HIV tem tratamento e a Aids pode ser evitada”.

A doença

Aids (sigla em inglês para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é causada pelo HIV, vírus da imunodeficiência humana, que ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças.

Ter o HIV não é o mesmo que ter Aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas ou desenvolver a doença, mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

O vírus é transmitido através de:

-sexo vaginal sem camisinha;
-sexo anal sem camisinha;
-sexo oral sem camisinha;
-uso de seringa por mais de uma pessoa;
-transfusão de sangue contaminado;
-da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação;
-instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.

O vírus não é transmitido através de:

-sexo corretamente protegido;
-masturbação a dois;
-beijo no rosto ou na boca;
-suor e lágrima;
-picada de inseto;
-aperto de mão ou abraço;
-sabonete/toalha/lençóis;
-talheres/copos;
-assento de ônibus;
-piscina;
-banheiro;
-doação de sangue;
-pelo ar.

O incentivo ao diagnóstico e ao início precoce do tratamento, antes mesmo do surgimento dos primeiros sintomas da doença, tem sido uma estratégia adotada para reduzir a mortalidade relacionada ao vírus.

Atualmente é possível ter qualidade de vida vivendo com o HIV. Para isso, a rede pública oferece tratamento, diagnóstico e medicamentos para controle da doença.