Administração

LabTalks desta sexta (26) debate a inteligência artificial a serviço do Legislativo

24/11/2021 - 16:51  

O Laboratório Hacker vai debater, nesta sexta-feira (26), às 15h, o uso da Inteligência Artificial (IA) nos trabalhos do Poder Legislativo. Assistentes virtuais (chatbots), tradutores automáticos, classificações, recomendações de conteúdo, análises e até mesmo predições são algumas possibilidades de usos da tecnologia IA que serão analisadas por especialistas em Ciência de Dados no LabTalks, com transmissão pelo canal do LABHacker no YouTube.

Para falar sobre os impactos, desafios e oportunidades no uso da IA na Câmara do Deputados, no Senado e no mundo foram convidados o chefe do Serviço de Dados da Câmara dos Deputados, Francisco Edmundo de Andrade, e o cientista de dados do Senado Federal e especialista em machine learning (aprendizado de máquinas) Fernando Melo.

Francisco Edmundo de Andrade é mestre em Ciência da Computação com MBA em Governança em TI no Setor Público. Atualmente é gerente do projeto de Governança de Dados da Câmara dos Deputados e atua em projetos de pesquisa e desenvolvimento de algoritmos de aprendizado de máquina para diversas tarefas de processamento de linguagem natural.

Fernando Melo é mestre na área de computação, com especializações em Tecnologia da Informação e Ciência de Dados. Lidera o projeto de implantação de Data Warehouse e Business Intelligence no Senado e desenvolve pesquisa científica sobre "Inteligência artificial na classificação automática de textos legislativos". É o criador e organizador do grupo meetup Machine Learning Brasília e coorganizador do Grupo de Estudos Deep Learning Brasília, com o objetivo de popularizar o uso da Inteligência Artificial.

Participação on-line
O LabTalks - explorando ideias na quarentena reúne pessoas interessadas em contar suas experiências, novas propostas e curiosidades, com temáticas ligadas à tecnologia, inovação e democracia. Os encontros virtuais têm duração de uma hora e são realizados quinzenalmente, às sextas-feiras, a partir das 15 horas. Para participar é só acessar o canal do LabHacker no YouTube e, se quiser, mandar dúvidas ou comentários pelo chat.

Serviço:
LabTalks – Inteligência Artificial a serviço do Legislativo: presente e futuro

Encontros informais sem necessidade de inscrição
Data: sexta-feira, dia 26 de novembro
Horário:15h
Local: canal do LABHacker no YouTube