Saúde

Congresso se ilumina de azul em apoio ao Dia Mundial da Pneumonia

04/11/2021 - 11:22  

O prédio do Congresso Nacional fica iluminado na cor azul no período de 8 a 14 de novembro de 2021 em apoio ao Dia Mundial da Pneumonia, celebrado em 12 de novembro.

A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o objetivo de ressaltar a importância da prevenção da doença, que continua sendo a principal causa de morte em crianças de até 5 anos de idade.

A pneumonia é uma infecção nos pulmões provocada por bactérias, vírus ou fungos, sendo que o Streptococcus Pneumoniae é o agente causador em 60% dos casos. Embora a taxa de mortalidade provocada por pneumonia esteja em queda, a quantidade de internações e o alto custo do tratamento ainda são desafios para a saúde pública e a sociedade como um todo. O diagnóstico e tratamento precoces da doença, no entanto, impedem eventuais agravamentos de seu quadro clínico

A projeção de cor pelo Dia Mundial da Pneumonia coincide por uma semana com a campanha Novembro Azul, cuja iluminação especial ocorre de 2 a 16 deste mês, como parte da campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.