Saúde

Congresso se ilumina de roxo e laranja em apoio a campanha de conscientização sobre psoríase

26/10/2021 - 11:13  

O Congresso Nacional recebe iluminação especial nas cores roxo e laranja na quarta (27) e na quinta-feira (28), em adesão à Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase. Promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a campanha visa combater o preconceito e melhorar a qualidade de vida das pessoas portadoras da doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, a psoríase é uma doença crônica da pele, não contagiosa, caracterizada pela presença de manchas róseas ou avermelhadas, recobertas por escamas esbranquiçadas. Sua causa é ainda desconhecida e, embora exista uma predisposição familiar, não é necessariamente transmitida aos descendentes. Atinge homens e mulheres, em qualquer idade, podendo ocorrer de formas localizadas e discretas a formas muito severas acometendo grande área da superfície corporal. Pacientes com psoríase têm mais chance de desenvolver artrite psoriática, diabetes, Doença de Crohn, doenças cardiovasculares, obesidade e depressão.

A enfermidade está sujeita a melhoras de sintomas e recaídas, relacionadas a fatores como traumas (físico, químico, queimadura solar), infecções, drogas e até estresse. Os locais mais atingidos são couro cabeludo, cotovelos, joelhos, palmas das mãos, plantas dos pés, unhas e tronco.

Dados da SBD indicam que a doença afeta cerca de 3% da população mundial, isto é, 125 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 5 milhões apenas no Brasil.

Existem inúmeras opções de tratamento (tópicos, sistêmicos e fototerápicos), mas sempre devem ser feitos por médico dermatologista.