Direitos Humanos

Câmara recebe projeção nesta quarta (13) para lembrar o Dia Mundial da Alimentação

13/10/2021 - 11:33  

O prédio principal da Câmara dos Deputados receberá na noite desta quarta-feira (13), das 19h às 23h, projeção de imagens e frases pelo Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro. A data foi escolhida para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em 1945, e tem como objetivo desenvolver uma reflexão a respeito da situação atual da alimentação no mundo.

A campanha deste ano tem como tema “As nossas ações são o nosso futuro. Melhor produção, melhor nutrição, melhor ambiente e melhor qualidade de vida".

Cenário mundial
Relatório da FAO, divulgado em setembro, mostra que a Covid-19 atrasou o progresso em direção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), consolidados na Agenda 2030 da ONU, minando décadas de esforços de desenvolvimento. De acordo com o organismo internacional, a pandemia do coronavírus pode ter empurrado entre 83 milhões e 132 milhões de pessoas a mais para a fome crônica em 2020. Segundo o relatório, houve um aumento entre 8,4% e 10,4% da população global nessa situação em apenas um ano, depois de permanecer praticamente estagnada por cinco anos.

Ao mesmo tempo, de acordo com a FAO, os alimentos perdidos após a colheita na fazenda e nos estágios de transporte, armazenamento e processamento totalizam mais de US$ 400 bilhões por ano. O documento avalia que o progresso continua insuficiente no domínio de alimentos e agricultura, sugerindo que as metas ODS relacionadas estão longe do alcance em nível global, a menos que ações corretivas sejam tomadas com urgência.