Comunicação

LabTalks desta sexta (23) debate startups RegTechs

20/07/2021 - 12:59  

A Câmara dos Deputados, por meio do Laboratório Hacker, vai debater nesta sexta-feira (23) as RegTechs e o trabalho dessas startups no desenvolvimento de tecnologias reguladoras para simplificação de processos nos três poderes. O LabTalks é realizado sempre às 15 horas, com transmissão pelo canal do LABHacker no YouTube. Para participar, não há necessidade de inscrição.

As RegTechs organizam e monitoram os dados de áreas do Executivo, Legislativo e Judiciário para fornecer soluções reguladoras customizadas de forma ágil, segura e econômica, garantindo o cumprimento de leis, normas e requisitos obrigatórios. Entre os processos simplificados por essas startups estão gerenciamento de dados, emissão de relatórios, adaptação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), monitoramento de redes sociais, compliance, controle de assinaturas digitais e identificação, gerenciamento de riscos, redução de custos, logística reversa, entre outros.

Inovação

O termo RegTech surgiu em 2015, no Reino Unido, pós crise financeira de 2008, quando a Autoridade de Conduta Financeira percebeu que as empresas precisariam lidar com grandes processos regulatórios. Por oferecerem uma forma mais prática de resolver questões de compliance, a partir da automação de processos e uso de inteligência artificial na transformação digital, a instituição concluiu que apoiar essas startups incentivaria a inovação.

O tema RegTechs fecha o cenário de inovação no serviço público por meio dessas empresas privadas, após os debates sobre as GovTechs (startups parceiras de governo), as LegisTechs (de legislativo) e ainda as LegalTechs ou JurisTechs (de judiciário), realizados nos LabTalks anteriores e disponíveis no canal.

Convidado

Para participar deste debate, foi convidado o fundador e atual CEO da startup DataPolicy, Eduardo Reis. Fundada em 2017, a DataPolicy, responsável por universalizar e facilitar o entendimento do regulatório brasileiro, já foi finalista em dois importantes programas de aceleração:  Lemonade (2017) e Thomson Reuters Brasil (2018).

Eduardo Reis é um profissional com experiência em Políticas Públicas, Relações Governamentais e Big Data. Participou dos principais centros de pesquisa da capital federal, como a Universidade de Brasília (UnB) e o Centro de Formação da Câmara dos Deputados (Cefor). Atualmente, gosta de trabalhar com dados comportamentais de stakeholders e seus impactos em políticas públicas. Tem mestrado em Ciência Política (UnB) e faz especialização em Ciência de Dados na Universidade da Califórnia, Irvine, com ênfase em dados políticos.

Serviço:
LabTalks – explorando ideias na quarentena: "RegTechs"
Data: sexta-feira, 23 de julho
Horário:15h.
Local: canal do LABHacker no YouTube
Encontros informais sem necessidade de inscrição