Educação

Politeia 2021 reúne 135 participantes de 44 universidades em edição virtual

15/07/2021 - 14:48  

O Politeia – projeto de simulação do trabalho parlamentar para estudantes do ensino superior-, desenvolvido pela Universidade de Brasília com apoio da Câmara dos Deputados, será virtual em 2021, em razão da pandemia de Covid-19. A sessão de abertura ocorre nesta sexta-feira (16), às 19h; e as simulações de sessões plenárias na quinta (22) e sexta (23). Participam do evento neste ano 135 Estudantes de 17 estados brasileiros. As atividades serão transmitidas ao vivo pelo Canal da Câmara no YouTube.

O projeto, que é realizado desde 2003, envolve ações de ensino, pesquisa e formação política com a preparação de estudantes universitários para uma simulação das atividades legislativas. O objetivo é proporcionar experiências práticas sobre o processo político brasileiro, além de estabelecer parceria entre o Parlamento e as universidades.

Em sua dinâmica, o projeto permite a vivência como um deputado(a) federal por uma semana, com simulações dos trabalhos das comissões e do plenário da Câmara dos Deputados. Do total de participantes, 115 jovens simulam o trabalho de deputados(as) federais, enquanto outros 20 estudantes fazem o papel da Imprensa, em atividades de assessoria ou reportagem.

Perfil dos participantes
A edição virtual deste ano possibilitou a reunião de 36 cursos universitários de 44 instituições diferentes, localizadas em 16 estados e no Distrito Federal. Os estudantes de Ciência Política ainda são maioria, com 29,7% dos inscritos; mas são seguidos de perto por alunos de Direito, que representam 25,6% do total de inscritos. Cursos como Educação Física, Letras, Turismo, Ciências Aeronáuticas e Engenharia Florestal também marcam presença. O Distrito Federal liderou o número de inscritos e 84,9% dos estudantes participarão pela primeira vez.

Plataforma especial
O Politeia preparou uma plataforma especial para a edição deste ano. O projeto passou por grandes transformações tecnológicas para garantir que a simulação mantenha a mesma qualidade das edições presenciais. O site do projeto tem agora uma área específica para a simulação virtual.

Na plataforma, é possível encontrar as comissões e frentes parlamentares que estarão na simulação deste ano. Os participantes têm um espaço exclusivo para login, onde terão acesso aos conteúdos durante o processo.

Para mais informações sobre o projeto, acesse o site do Politeia.