Cidadania

Plenarinho lança cartilha para educadores que preparam turmas para o Câmara Mirim 2021

18/05/2021 - 08:50  

O Plenarinho lança nova versão da cartilha preparatória para o Câmara Mirim visando apoiar educadores que estão em ensino remoto ou híbrido e desejam preparar suas turmas para participar do programa.

A cartilha é dividida em cinco módulos, mais um complementar, e traz sugestões de aulas sobre conceitos fundamentais como política, democracia, os Três Poderes e a atividade parlamentar, além de sugerir dinâmicas adaptadas ao ensino a distância. Como parte da experiência, os estudantes podem interagir com passatempos, jogos e outros conteúdos do portal do Plenarinho.

Embora seja voltada aos educadores que efetivamente terão turmas participando do programa, o material pode servir como referência para qualquer professor que deseje utilizar os textos e as atividades propostas e transformar a sala de aula em parlamento mirim. A cartilha está disponível para download em pdf e para leitura online.

Câmara Mirim
O Câmara Mirim é um programa educativo promovido pelo Plenarinho – programa de relacionamento da Câmara com o público infantojuvenil. Em uma simulação da atividade parlamentar, estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental debatem ideias para melhorar o Brasil, na forma de projetos de lei escritos por outras crianças e adolescentes. As três melhores propostas integram a pauta de discussão e votação de deputados(as) mirins.

Edição 2021
A edição deste ano do Câmara Mirim será virtual. O prazo para que os estudantes enviem seus projetos de lei para participar do programa vai até 02 de julho de 2021. As propostas devem ser escritas individualmente, com ideias originais, sobre temas que possam melhorar de alguma forma a vida dos brasileiros.

Os autores dos três melhores projetos de lei defenderão suas ideias como deputados mirins em eventos virtuais nos dias 20, 21 e 22 de outubro.

As inscrições podem ser feitas no portal do Plenarinho.