Saúde

Congresso recebe iluminação roxa pelo Dia Mundial de Doenças Inflamatórias Intestinais

17/05/2021 - 08:42  

O Palácio do Congresso Nacional recebe iluminação roxa nesta segunda (17) em apoio ao Dia Mundial das Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) comemorado dia 19 deste mês. A campanha tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade e parlamentares promovendo maior conscientização e melhoria na qualidade de vida dos nossos pacientes.

Doenças Inflamatórias Intestinais
As DII são representadas pela doença de Crohn e retocolite ulcerativa que são doenças crônicas que inflamam o trato gastrintestinal provocando principalmente feridas (erosões, úlceras) e que, se não diagnosticadas e tratadas adequadamente, podem trazer complicações sérias para o paciente.⠀

As doenças inflamatórias intestinais podem começar em qualquer idade, mas geralmente atingem a faixa etária de 20 a 40 anos. Os sintomas variam conforme a parte do órgão afetada sendo os mais comuns: diarreia crônica, dor abdominal, náuseas, vômitos, deficiências vitamínicas principalmente de ferro e vitamina B12, perda de peso, aftas orais, fístulas, fissuras anais. Algumas situações tais como infecções e/ou estresse podem ser gatilhos.