Educação

Plenária Final do Parlamento Jovem Brasileiro será realizada nesta sexta-feira (30)

29/04/2021 - 19:20  

Por decisão do Colégio de Líderes, formado pelos estudantes, serão debatidos projetos sobre  cotas raciais e desmilitarização/unificação das polícias

O Parlamento Jovem Brasileiro de 2020 (PJB) realiza a plenária final com a discussão dos dois projetos considerados mais simbólicos pelos 68 estudantes secundaristas que participaram dessa edição do PJB. A transmissão será realizada, em tempo real, nesta sexta-feira ( 30), a partir das 9h30, no canal da Câmara dos Deputados no YouTube e na página Audiências Interativas do PJB.

Em pauta estarão as seguintes propostas legislativas:

A PEC 1012/2020, da deputada jovem Cristine Rodrigues (RJ), sugere uma reforma na Segurança Pública norteada pela desmilitarização, unificação, formação humanizada, sindicalização, integridade psicológica e sistema de inteligência. Essa Proposta de Emenda à Constituição foi relatada pela deputada jovem Maria Luísa Trevisan (RS) na Comissão de Saúde e Segurança Pública, onde o projeto original passou por alterações.

O PL 663/2020, da deputada jovem Ana Luiza Luz (MA), regulamenta a fiscalização do uso das cotas para entrada em institutos de ensino superior. O projeto passou por modificações na Comissão de Direitos Humanos e Minorias, onde foi relatada pelo deputado jovem Vítor Henrique (PA).

Pelos temas que tratam e pelas polêmicas que sugerem, esses projetos foram indicados pelo Colégio de Líderes para comporem a atividade final do PJB 2020. Mas a escolha dividiu as opiniões dos estudantes. Oitos propostas legislativas chegaram a ser apresentadas como possibilidades.

A íntegra das propostas que serão votadas e mais informações sobre os autores e relatores da proposta estão disponíveis na página do Parlamento Jovem Brasileiro.