Saúde

Congresso se ilumina de vermelho em alusão ao Dia da Conscientização da Doença de Parkinson

09/04/2021 - 10:36  

O Congresso Nacional fica iluminado de vermelho desta sexta-feira (9) até domingo (12) como parte das ações em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Doença de Parkinson (11 de abril). O objetivo é estimular a informação sobre a doença, especialmente em relação ao tratamento e às dificuldades enfrentadas pelos pacientes.

A enfermidade, descoberta há 201 anos, já é considerada a segunda doença neurodegenerativa progressiva mais frequente no mundo, perdendo apenas para o Alzheimer. O Parkinson é crônico e progressivo, afetando funções primordiais do corpo, como os movimentos e equilíbrio; e causa lentidão na mobilidade, tremores, diminuição dos reflexos, além de efeitos como depressão e alteração do sono entre outros. As causas exatas da doença de Parkinson ainda são desconhecidas pela medicina.

O diagnóstico é feito por meio de uma análise do histórico do paciente e uma avaliação neurológica que observa sinais como lentidão e redução dos movimentos, rigidez nos membros, tremores e problemas de postura.

A doença é tratável com medicações e implante de eletrodo ou gerador de impulsos, em casos mais graves. Os medicamentos repõem parcialmente a dopamina (que é a substância química que ajuda na transmissão de mensagens entre as células nervosas) e, desse modo, melhoram os sintomas da doença. Tanto os remédios para a doença, quanto as cirurgias de implante estão disponíveis no SUS.

Iluminação vermelha
A iluminação em vermelho do Congresso permanecerá até 20 de abril. A partir de segunda-feira (12), fará alusão ao Dia Internacional da Hemofilia (17 de abril).