Comunicação

LabTalks debate nesta sexta (9) acessibilidade do novo painel de participação da Câmara

08/04/2021 - 16:09  

A Câmara dos Deputados, por intermédio do Laboratório Hacker (LABHacker), retoma nesta sexta-feira (9), a partir das 15h, a série LabTalks para uma terceira temporada de debates. Neste primeiro episódio, o 25º da série, o tema será a acessibilidade do painel de participação da Câmara. O bate-papo será transmitido no canal do LabHacker no YouTube e não precisa de inscrição prévia.

Esse é o mais novo projeto desenvolvido para dar mais transparência sobre os dados de interação da sociedade nas ferramentas do portal e-Democracia. Nesta primeira etapa do projeto, os hackers do LAB trabalham com os dados de participação nas audiências interativas realizadas pelo Departamento de Comissões (Decom).

Foram convidados para o debate o especialista em acessibilidade e experiência do usuário da Diretoria de Inovação de Tecnologia de Informação (Ditec) da Câmara, Maurício Carneiro, e o designer do Laboratório Hacker, Samuel Fernandes, além dos gestores do projeto.

Acessibilidade na internet

Os convidados vão falar sobre a importância de tornar a interface desse serviço acessível para a maior parte dos cidadãos (incluindo pessoas com alguma deficiência visual, que possuem dificuldades motoras para lidar com mouse, entre outros grupos). Também vão explicar os problemas encontrados na interface e as soluções possíveis.

De acordo com pesquisa sobre sites brasileiros na internet divulgada em maio do ano passado pelo Movimento Web para Todos e pela Plataforma BigDataCorp, a acessibilidade é um desafio para 45 milhões de cidadãos. A pesquisa avaliou 14,6 milhões de endereços ativos, o que correspondia, na época, a 68% dos sites do país. O resultado mostrou que menos de 1% dos sites teve sucesso em todos os testes de usabilidade aplicados.

LabTalks

A ideia do projeto LabTalks - explorando ideias na quarentena é reunir pessoas interessadas em contar suas experiências, novas propostas e curiosidades, com temáticas ligadas a tecnologia, inovação e democracia. Os encontros virtuais têm duração de uma hora e são realizados às sextas-feiras, a partir das 15 horas.

A novidade desta terceira temporada é que os debates deverão ocorrer quinzenalmente. Para participar do LabTalks não há necessidade de inscrição. É só acessar o endereço e, se quiser, mandar a dúvida ou comentário pelo chat. As participações serão lidas durante o bate-papo, aumentando a interação e enriquecendo o tema. Todos os episódios estão disponíveis para consulta no canal do LabHacker no YouTube .

Serviço

LabTalks – explorando ideias na quarentena: "Acessibilidade do Painel de Participação"
Data:
 sexta-feira, 9 de abril
Horário:15h
Localcanal do LABHacker no YouTube