Direitos Humanos

Projeção nas torres do Congresso Nacional lembra o Dia do Holocausto e do Heroísmo

06/04/2021 - 11:24  

As duas torres do Congresso Nacional recebem na noite desta quarta-feira (7), das 19h às 23h59, a projeção da frase “Holocausto Nunca Mais”, em memória dos cerca de 6 milhões de judeus exterminados pelo regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

Pelo quarto ano consecutivo, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal atendem ao pedido da Confederação Israelita do Brasil (Conib) para marcar o Yom Hashoá VehaGvurá, Dia do Holocausto e do Heroísmo, lembrado  em  todo  o  mundo.  De  acordo  com  o calendário   judaico,   neste   ano   a   data   ocorrerá  nos dias 25 e 26 de Nissan, correspondendo, no calendário gregoriano, a partir do início da noite de 7 de abril até o pôr do sol do dia 8.

Além da homenagem às vítimas, o objetivo também é lembrar o espírito de resistência dos que conseguiram se rebelar em cidades europeias ocupadas e em campos de concentração e extermínio. O episódio mais conhecido é o Levante do Gueto de Varsóvia, que se iniciou no dia 19 de abril de 1943.

Neste ano, a Confederação Israelita pretende direcionar esforços especialmente contra a banalização do Holocausto, por considerar que negar, ignorar e fazer pouco caso de certos temas têm um alto custo para a humanidade.

Após o fim do período de projeção da frase, a iluminação do Congresso Nacional volta para a cor verde por mais uma noite, em homenagem ao Dia Mundial da Atividade Física e ao Dia Mundial da Saúde, comemorados em 6 e de 7 de abril, respectivamente.