Cidadania

Canal da Câmara no TikTok visa aumentar interação com público jovem

14/01/2021 - 09:19  

A Câmara dos Deputados lançou em janeiro deste ano o perfil da Casa na rede social TikTok. O objetivo do canal é aumentar a interação da Câmara com os jovens, e será voltado à educação para a democracia.

Com essa conta, a os jovens terão mais espaço para participar ativamente, ao serem convidados a criar seus próprios vídeos, explorando e apresentando sua própria criatividade e sua capacidade de interpretação e crítica. O TikTok é a rede social que mais cresce no mundo, com mais de 2 bilhões de downloads, e com forte apelo entre os jovens de 13 a 28 anos, estudantes do ensino fundamental II e ensino médio.

Conhecimento
Os conteúdos institucionais da Câmara no canal terão o mesmo caráter leve e descontraído da plataforma. O potencial educativo será explorado por meio de vídeos curtos conhecidos por “cápsulas de conhecimento”. Por meio desses conteúdos, acessíveis e disponíveis sob demanda, a expectativa é de que os jovens possam assimilar o papel da legislativo e dos parlamentares em processos de microaprendizagem.

Os jovens, especialmente estudantes, poderão selecionar o conteúdo de que precisam no formato que melhor corresponda a seus estilos de aprendizagem e no seu próprio ritmo. A intenção é permitir que os usuáriso do TikTok controlem sua experiência de aprendizagem, com informações curtas, assimiláveis e imediatamente aplicáveis.

Todo o conteúdo produzido para a conta da Casa no TikTok terá a curadoria da Secretaria de Participação Interação e Mídias Digitais (Semid) da Câmara. A demanda potencial por produção de conteúdo para a perfil só será atendida se a solicitação dialogar com as diretrizes da Câmara para as redes sociais ou com algum projeto educacional da Casa em andamento.

Participantes
Na fase inicial, os jovens cadastrados nos programas educacionais da Câmara serão o público-alvo para a produção de conteúdo. Eles receberão convites para desafios (challenges) para a produção de conteúdo sobre um determinado tema de acordo com sua perspectiva, usando as hashtags propostas. Ao publicar o conteúdo produzido em suas contas no TikTok, a expectativa é que o debate sobre o tema seja ampliado. A conta da Câmara também poderá, seguindo as regras da rede social, repostar esses conteúdos, o que também contribuirá para a divulgação do tema do desafio.