Comunicação

Novo método para projetos de tecnologia é tema do LabTalks desta sexta (20)

19/11/2020 - 17:26  

A Câmara dos Deputados, por meio do seu Laboratório Hacker (LABHacker), vai apresentar nesta sexta (20), a partir das 15h, o LabScrum, uma nova metodologia ágil, criada e adaptada pelos programadores do LABHacker para o desenvolvimento de projetos em tecnologia. O LabScrum permite entregas rápidas, com validações do responsável pelo produto.

Desta forma, em um projeto complexo que pode levar meses para ser concluído, o LabScrum faz de cada semana um novo desafio, com tarefas distribuídas e metas a serem alcançadas. No final desses curtos períodos, a equipe mensura a qualidade e a produtividade atingida. Tendo o planejamento como base central, o LabScrum permite uma ótima integração entre toda a equipe: scrum master, o responsável pelo projeto, os desenvolvedores de backend e frontend, e designers, inclusive em tempos de home-office.

A nova metodologia foi aplicada recentemente em um dos projetos do LABHacker: o Plenário Fácil. Foram 12 semanas de trabalho nesse desafio de testar o LabScrum no distanciamento. O resultado desse aprendizado, com seus erros e acertos, também já está documentado no GitHub e no Medium do LAB.

Convidados

Participam desta edição do LabTalks, os engenheiros de software João Paulo Soares e Teógenes Moura, e o gestor de projetos do LAB, Frederico Schmidt. A moderação será feita por Walternor Brandão.

Os interessados em participar não precisam fazer inscrição, é só acessar o canal do LABHacker no YouTube e, se quiser, mandar a dúvida ou comentário pelo chat. As participações serão lidas durante o bate-papo, aumentando a interação e enriquecendo o tema.

Serviço

LabTalks – explorando ideias na quarentena: "Metodologia LabScrum"
Quando: sexta-feira, dia 20 de novembro
Horário:15h
Local: canal do LABHacker no YouTube