Direitos Humanos

Mostra virtual "Saúde Preta Importa" celebra o Dia da Consciência Negra

Exposição poderá ser acessada pela página na Internet do Centro Cultural Câmara dos Deputados

18/11/2020 - 11:54  

A Câmara dos Deputados apresenta, a partir desta sexta-feira (20), a exposição “Saúde Preta Importa”, que marca o Dia Nacional da Consciência Negra. A mostra traça um breve panorama da saúde da população negra brasileira, com dados oficiais comparativos sobre várias doenças, como, por exemplo, o número de mortos e infectados por Covid-19.

Acessível pela página do Centro Cultural no portal da Câmara dos Deputados, a exposição tem como destaques os principais problemas que afetam a saúde física e mental dos negros, bem como suas mais importantes conquistas legais e no campo das políticas públicas nacionais, mas sem esquecer os desafios que ainda persistem, em grande parte, por conta do racismo estrutural da sociedade.

A mostra virtual é composta de dados de pesquisas, textos explicativos, fotos, vídeos, gráficos e infográficos. Nas paredes do corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães, haverá pequenas chamadas alusivas à mostra, convidando para a exposição virtual, que ficará acessível no portal da internet por prazo indeterminado.

Inspiração

O título da mostra foi inspirado no movimento Black Lives Matter, que reivindica a preservação de vidas negras em todo o mundo. O Black Lives Matter é uma intervenção ideológica e política criada em 2013 em resposta ao assassinato do adolescente Trayvon Martin e que visa protestar contra a brutalidade policial e todo o tipo de violência motivada por questões raciais direcionadas a pessoas negras. O movimento se fortaleceu em maio de 2020, quando o negro estadunidense George Floyd foi estrangulado por um policial em uma abordagem na cidade de Minneapolis, EUA. O ato causou grande comoção, ensejando manifestações em diversos países em clamor pela preservação de vidas negras.