Direitos Humanos

Câmara realiza XVII Seminário LGBTQIA+

Inscrições para o evento, que este ano ocorrerá de forma virtual, já estão abertas

16/11/2020 - 12:58  

Estão abertas as inscrições para o XVII Seminário LGBTQIA+ do Congresso Nacional, que este ano será realizado por videoconferência nos dias 8 e 9 de dezembro, com o tema Vidas LGBTQIA+ em conexão: (r) existências e convergências.

O evento será transmitido pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube, e contará com mesas de debates e apresentações artísticas.

Seminário LGBT do Congresso Nacional

Em 2020, o já tradicional Seminário LGBT do Congresso Nacional completa 17 anos de existência. Sua XVII edição, em razão da pandemia de Covid-19, ocorrerá de forma virtual.

O evento busca abordar e aprofundar a luta da comunidade no Brasil e no mundo frente a uma pandemia que evidencia as desigualdades sociais e torna ainda mais vulnerável uma comunidade que luta por acesso a direitos básicos em vários países e continentes.

No formato virtual, a realização do seminário evita aglomerações e respeita os protocolos recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para contenção da expansão à pandemia.

Temas das mesas 

O seminário se divide em quatro mesas:

1. Conjuntura política no Brasil e no mundo: crise humanitária, sanitária, econômica, ambiental; desinformação, censura, neofascismo e fake news; eleições internacionais e eleições municipais; negacionismo, anticiência e os impactos de um estado de calamidade na comunidade LGBTQIA+;

2. Pandemia/epidemia de direitos: estudos e pesquisas recentes que expõem a situação da população LGBTQIA+ no Brasil e no mundo; os impactos da pandemia nos direitos LGBTQIA+;

3. Educação, trabalho e renda: os ataques à educação; tentativas de retrocessos em políticas públicas; o desemprego que afeta e sempre afetou LGBTQIA+; a luta por renda durante a pandemia;

4. Saúde, bem-estar e combate às violências: a integralidade do cuidado pensado nos centros especializados e unidades básicas de saúde; a violência física e psíquica que acarreta a necessidade de tratamento especializado; políticas públicas e integrais no sistema de saúde; políticas de inserção nos espaços de bem-estar e na prática desportiva; políticas de saúde dentro do sistema carcerário e penitenciário.

programação completa do evento já está disponível no Portal da Câmara. Mais informações pelos telefones (61) 99180-7546 e 3215-6573, organização; e (61) 3215-9844, assessoria de imprensa.