Cidadania

Jovens selecionados para o PJB 2020 iniciam trabalho nas comissões temáticas

26/10/2020 - 16:30  

Após dividirem-se em partidos, os jovens participantes do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2020 começaram, nesta segunda-feira (26), a trabalhar divididos em seis comissões temáticas, criadas para contemplar a diversidade dos projetos apresentados. Cada uma delas terá 13 projetos a serem analisados. São elas:
● CAMA – Comissão de Agricultura e Meio Ambiente
● CSSP – Comissão de Saúde e Segurança Pública
● CEDEC – Comissão de Economia, Emprego e Defesa do Consumidor
● CE – Comissão de Educação
● CCET – Comissão de Cultura, Cidadania, Esporte e Turismo
● CDHM – Comissão de Direitos Humanos e Minorias.
O trabalho nessas comissões assemelha-se ao que os deputados federais realmente fazem. Cada um dos 78 jovens deputados irá relatar o projeto de um colega de comissão. Analistas e servidores da Câmara dos Deputados farão o papel de consultores legislativos desses jovens, orientando na elaboração dos pareceres.
Reuniões nas Comissões Temáticas
Audiências públicas com especialistas externos serão em breve convocadas pelas comissões. Esses momentos serão os primeiros abertos ao público, com transmissão via YouTube, nos quais os jovens estarão simulando o papel de deputados.

Diferente do trâmite real, no Parlamento Jovem Brasileiro cada projeto é analisado por somente uma comissão, que, ao longo dos próximos meses, terá o papel híbrido de analisar mérito, viabilidade econômica e constitucionalidade das matérias. Cada uma das seis comissões vai indicar um projeto para votação em sessão plenária final.

O trabalho das comissões vai até o dia 18 de dezembro, quando o PJB entra em recesso. A volta aos trabalhos está marcada para 8 de fevereiro e o término das comissões será dia 30 de abril de 2021.

Posse dos Deputados Jovens - PJB 2020
Enquanto os jovens se familiarizam com a dinâmica de trabalho das comissões, a coordenação do PJB organiza a cerimônia de diplomação dos Jovens Deputados 2020. O evento solene será na sexta-feira, 6 de novembro de 2020, às 10h, e ocorrerá em um encontro virtual entre os 78 jovens, diretamente das 27 UFs. A posse será presidida diretamente de Brasília pela deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF), que integra a Comissão Executiva do PJB juntamente com outros dez deputados. O evento será transmitido ao vivo pelo YouTube da Câmara dos Deputados e pela TV Câmara.