Cidadania

Parlamento Jovem Brasileiro 2020 já tem resultado final dos selecionados

Estudantes terão formação e vivência política na Câmara dos Deputados, noções de democracia e de processo legislativo

18/09/2020 - 11:01  

A Câmara dos Deputados informa o resultado final do processo de seleção dos participantes do programa Parlamento Jovem Brasileiro - PJB, edição 2020. Setenta e oito jovens de todo o país vão participar do programa, que se inicia pela Formação Preparatória a Distância no período de 12 a 23 de outubro.

Após receber 311 projetos pré-selecionados de todos os 26 estados e do Distrito Federal, a comissão de seleção do PJB 2020 trabalhou para avaliar as propostas legislativas feitas por estudantes secundaristas interessados em fazer parte desta edição.

O grupo de avaliadores pontuou os projetos a partir dos seguintes critérios: originalidade; justificativa; clareza, precisão e ordem lógica; relevância/mérito da proposição para a sociedade; adequado uso da modalidade escrita; proposição de âmbito nacional/federal; técnica legislativa.

A lista com os 78 selecionados e também a relação completa com a pontuação de todos os pré-selecionados já está disponível no site do Parlamento Jovem Brasileiro.

Simulação

Todos os anos, o PJB seleciona jovens de diferentes culturas, gêneros, etnias, crenças e realidades sociais para participarem de uma vivência política na Câmara dos Deputados, em que eles não apenas dão voz às suas ideias, mas também refletem sobre inclusão, tolerância e respeito à diversidade.

Os participantes são protagonistas atuando como autores e relatores de propostas legislativas. Para tanto, eles aprendem como se organiza a nossa democracia representativa, além de compreender a importância da participação e do controle social.

O objetivo do Parlamento Jovem Brasileiro não é somente ensinar como se escreve um projeto de lei, esse, na verdade, é o mote em torno do qual as atividades pedagógicas se organizam para proporcionar, na prática, o exercício da busca do consenso entre os diferentes pensamentos, exercitando a um só tempo suas habilidades de escuta, debate e argumentação.

Vivenciando o papel de um deputado federal

Todos os selecionados passam por uma formação a distância, em que aprendem sobre Processo Legislativo e a atividade de relatoria de um projeto. E, assim como os deputados federais eleitos, os estudantes selecionados também vêm à Brasília e tomam posse como Jovens Deputados. Durante uma semana, participam de atividades na Câmara dos Deputados e simulam uma jornada parlamentar real.

Os simuladores formam chapas e elegem os representantes da Mesa Diretora do Parlamento Jovem Brasileiro. Todos os projetos de lei finalistas seguem para os trabalhos nas comissões. Cada projeto é analisado por um relator. Nas comissões são feitas análises de constitucionalidade, mérito e viabilidade orçamentária. Dos 78 projetos discutidos, dois são debatidos e votados na plenária final do PJB. Todos os projetos aprovados nas comissões são encaminhados a uma comissão de deputados e podem tornar-se projetos de lei reais.

Redes Sociais

O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) está também no Facebook e no Instagram.