Saúde

Câmara debate com Canadá e Israel uso medicinal do canabidiol

15/09/2020 - 11:20  

O secretário de Relações Internacionais da Câmara dos Deputados, deputado Alex Manente (Cidadania-SP), e o presidente da Comisssão Especial sobre Medicamentos Formulados com Cannabis, deputado Paulo Teixeira (PT-SP), realizam um encontro internacional nesta quarta-feira (16) para tratar do uso medicinal do canabidiol.

Estarão no painel Nathaniel Erskine-Smith, membro do Parlamento do Canadá; Sharren Haskel, membro do Parlamento de Israel, e Oded Shoseyov, professor de Biologia Molecular e Nanobiotecnologia da Universidade Hebraica de Jerusalém. A escolha dos países se deve ao fato de serem pioneiros no estudo do óleo de cânhamo no tratamento de diversas doenças.

O canabidiol é um cannabinóide, um derivado da planta Cannabis Sativa (que contém mais de 145 cannabinóides diferentes), um dos seus compostos naturais. Já há alguns anos, este derivado tem sido estudado e servido para, com comprovação médica, ajudar pessoas com problemas como artrite, ansiedade, doença de Crohn, esclerose múltipla, autismo, convulsões, esclerose lateral amiotrófica (ELA), dores crônicas, entre outras.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a venda de fármacos à base de canabidiol e o Ministério da Saúde anunciou que vai liberar o medicamento para o Sistema Único de Saúde (SUS). O debate na Câmara visa tornar mais transparentes as regras que serão adotadas aqui e trazer a experiência de países que já fazem uso medicinal, e não recreativo, do canabidiol.

O encontro será realizado de forma presencial e virtual no Plenário 7 e terá transmissão pelo canal da Câmara no YouTube, com tradução simultânea.

Serviço
Debate com parlamentares e pesquisador do Canadá e Israel sobre o uso medicinal do canabidiol
Local: Plenário 7 da Câmara dos Deputados, com tradução simultânea
Data: Quarta-feira, 16 de setembro
Horário: 10h às 13h
Transmissão: Canal da Câmara no YouTube