Cidadania

Câmara dos Deputados lança livro Violência contra a mulher

Primeira da série Lei Fácil, a obra aborda várias questões ligadas ao tema tratado pela Lei Maria da Penha

07/08/2020 - 17:02  

A Edições Câmara, lança, nesta sexta-feira (7), o livro Violência contra a mulher, que aborda especificamente a violência doméstica, tratada pela Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006). A obra traz informações sobre os tipos de violência, feminicídio, onde buscar ajuda, e diversas outras questões relacionadas ao tema. Explica, ainda, o contexto histórico de desigualdades entre homens e mulheres, necessário para compreender a naturalização da violência ao longo dos anos, além de apresentar os avanços trazidos pela lei para mudar essa realidade.

De autoria dos servidores da Câmara dos Deputados Giovana Dal Bianco Perlin e Luiz Henrique Vogel, juntamente com a defensora pública e coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher Dulcielly Nóbrega de Almeida, o livro foi organizado pela servidora Alessandra Nardoni Watanabe e tem o propósito de facilitar o entendimento de um tema complexo para permitir aos cidadãos o exercício dos seus direitos.

Violência contra a mulher é o primeiro volume da série Lei Fácil, que faz parte da linha editorial Cidadania da Edições Câmara. A série abordará algumas das leis mais populares do país de maneira didática e com linguagem simples, atendendo a um dos propósitos da linha Cidadania de produzir obras que facilitem a compreensão das legislações e do processo legislativo. A ideia é simplificar a conversa e dar suporte à construção da cidadania.

A publicação contou com a colaboração do Instituto Maria da Penha; Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados; Defensoria Pública do Distrito Federal; Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres da Presidência da República; Subsecretaria de Políticas para as Mulheres do Governo do Distrito Federal; Observatório da Mulher contra a Violência e Senado Federal.

A obra encontra-se disponível para download gratuito na Livraria da Câmara.