Institucional

Câmara realiza eleição virtual, pela primeira vez, para escolher o novo terceiro-secretário da Mesa Diretora

03/07/2020 - 14:36  

A Câmara dos Deputados realiza eleição para o cargo de terceiro-secretário da Mesa Diretora, vago desde a saída do deputado Fábio Faria (PSD-RN) para assumir o Ministério das Comunicações. A eleição estava prevista para esta segunda-feira (6), mas foi adiada em razão da morte do deputado Assis Carvalho (PT-PI) no último domingo (5). A votação dos parlamentares será feita pela primeira vez de modo virtual, por meio do Infoleg App, que reúne informações sobre a atividade legislativa da Câmara.

A ferramenta tem sido essencial para as votações do plenário virtual, modalidade encontrada pela Casa para continuar a realização das sessões deliberativas durante a pandemia de Covid-19. Agora o aplicativo foi atualizado para incluir a funcionalidade "votar em eleição", mais um recurso para otimizar os trabalhos legislativos.

Eleição

Poderão concorrer à vaga da Terceira-Secretaria somente candidatos filiados ao Partido Social Democrático (PSD), ao qual coube o cargo em questão, nos termos do acordo para a eleição da Mesa no biênio 2019 a 2021, firmado pelos partidos integrantes do Bloco PSL-PP-PSD-MDB-PR-PRB-DEM-PSDB-PTB-PSC-PMN.

A Terceira-Secretaria trata das concessões de licenças médicas e de missões especiais de parlamentares. O eleito para o cargo na próxima semana terá um mandato de sete meses, já que em fevereiro de 2021 estão previstas novas eleições para a Mesa Diretora da Câmara, para o biênio 2021-2022.