Cidadania

Câmara entrega prêmios da 7ª edição do Concurso sobre a Lei Maria da Penha

09/03/2020 - 07:55  

A Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados realiza desde 2012, com apoio do Banco Mundial, o Concurso Cultural sobre a Lei Maria da Penha. Nas edições anteriores, foram premiadas criações artísticas em diversos formatos, como filmes, canções, fotografias e ilustrações.

Para celebrar o 13º aniversário, o tema escolhido foi: “Construindo novas histórias para meninas e meninos: quando relacionamentos se tornam abusivos, como perceber e mudar isso?” O público alvo do concurso foram os alunos e alunas do ensino médio, com idade entre 14 e 18 anos, a fim de estimular o debate sobre a violência contra a mulher nas salas de aula.

Os estudantes produziram um vídeo de até um minuto e inscreveram o trabalho no site do concurso, acompanhados do nome de um professor responsável.  Depois, uma comissão julgadora escolheu os três melhores vídeos de cada região para que fossem colocados em votação popular na página do concurso no Facebook. O vídeo mais votado representará a região na cerimônia de premiação, marcada para 17 de março, às 17h, no Salão Nobre da câmara dos Deputados. Serão premiados os estudantes e os orientadores.

Confira os vídeos premiados nas edições anteriores

1ª Edição (voltada para videomaker) - Concurso de Curta Documentário sobre a Lei Maria da Penha: Você tem uma história sobre a Lei Maria da Penha? Conte para o mundo.
2ª Edição (voltada para alunos secundaristas) – II Concurso de Curta sobre a Lei Maria da Penha – Edição para Estudantes Secundaristas “Violência contra a mulher, o que você tem a ver com isso? Grave um vídeo. Compartilhe com o mundo!”.
3ª Edição (voltada para hackers) – Concurso sobre a Lei Maria da Penha – Hackathon de Gênero e Cidadania – Crie aplicativos que possam contribuir para reduzir a violência contra a mulher e fortalecer as políticas de gênero.
4ª Edição (voltada para músicos/as profissionais ou amadores/as) – Concurso de Música sobre a Lei Maria da Penha -  “Todos juntos pelo fim da violência contra a mulher”.
5ª Edição (voltada para fotógrafos/as profissionais ou amadores/as) – Concurso de Fotografias sobre a Lei Maria da Penha -   “Empoderamento da Mulher e a superação da violência”.
6ª Edição (voltada para ilustradores/as profissionais e amadores/as) – Concurso de Ilustrações Lei Maria da Penha - “O empoderamento feminino como mecanismo de superação da violência”.

Serviço
Evento: Premiação da 7ª Edição do Concurso sobre a Lei Maria da Penha
Data: 17 de março
Hora: 17h
Local: Salão Nobre