Educação

Câmara realiza a 17ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro

07/02/2020 - 10:27  

A Câmara dos Deputados divulga o calendário da primeira fase da 17º edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), que será desenvolvida neste mês de fevereiro.

O Parlamento Jovem Brasileiro, previsto para setembro de 2020, é um dos projetos da Câmara dos Deputados voltado para o público jovem e tornou-se, ao longo dos anos, referência entre parlamentos estaduais e municipais como exemplo de prática pedagógica para a educação política.

Simulação Parlamentar

Anualmente, o PJB seleciona jovens de diferentes culturas, gêneros, etnias, crenças e realidades sociais a participarem de uma vivência política na Câmara dos Deputados, em que eles não apenas dão voz às suas ideias, mas também refletem sobre inclusão, tolerância e respeito à diversidade.

Os participantes são protagonistas atuando como autores e relatores de propostas legislativas. Para tanto, eles aprendem como se organiza a nossa democracia representativa, além de compreender a importância da participação e do controle social.

O objetivo do Parlamento Jovem Brasileiro não é somente ensinar como se escreve um projeto de lei, esse, na verdade, é o mote em torno do qual as atividades pedagógicas se organizam para proporcionar, na prática, o exercício da busca do consenso entre os diferentes pensamentos, exercitando a um só tempo suas habilidades de escuta, debate e argumentação.

Vivenciando e papel de um Deputado Federal

Todos os selecionados passam por uma formação a distância, em que aprendem sobre Processo Legislativo e a atividade de relatoria de um projeto. E, assim como os deputados federais eleitos, os estudantes selecionados também vêm à Brasília e tomam posse como Jovens Deputados. Durante uma semana, participam de atividades na Câmara dos Deputados e simulam uma jornada parlamentar real.

Os simuladores formam chapas e elegem os representantes da Mesa-Diretora do Parlamento Jovem Brasileiro. Todos os projetos de lei finalistas seguem para os trabalhos nas comissões. Cada projeto é analisado por um relator. Nas comissões são feitas análises de constitucionalidade, mérito e viabilidade orçamentária. Dos 78 projetos discutidos, dois são debatidos e votados na plenária final do PJB. Todos os projetos aprovados nas comissões são encaminhados a uma comissão de deputados e podem tornar-se projetos de lei reais.

Calendário da primeira etapa:

Em 2020, o Parlamento Jovem Brasileiro passa a experimentar uma nova dinâmica, em que as práticas da escuta e da colaboração devem se intensificar. Nesta edição, os projetos deverão versar sobre um único grande tema – que será definido em uma consulta nacional virtual, por meio das redes sociais do PJB.

A primeira etapa do PJB de 2020, para definição do tema a ser abordado no encontro, está dividida em 3 fases, de 7 a 28 de fevereiro:

1 - sugestão de temas para a edição 2020, de 07 a 11/02;
2 - votação popular (escolha do tema), de 14 a 25/02;
3 - anúncio do tema vencedor, dia 28/02.

Nessa etapa, qualquer seguidor do PJB no Facebook ou Instagram poderá sugerir um tema. Um comitê interno da Câmara vai preparar uma listagem com os temas sugeridos e agregar as semelhanças. As sugestões podem ser feitas em comentários na postagem do Facebook e na postagem do Instagram em que se convoca para sugerir tema. Para votação, será feita enquete no perfil do PJB no Facebook. Somente serão computados os votos da enquete. Comentários, directs ou outros tipos de manifestação não serão validados. Qualquer usuário do Facebook, seguidor do PJB, poderá votar na enquete.

Inscrições:

As inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro serão de 30 de março a 29 de maio.

Encontro dos Coordenadores Estaduais:

Dias 7 e 8 de maio haverá o Encontro de Coordenadores Estaduais do PJB, reunindo os servidores designados pelas Secretarias de Educação de cada UF, que conduzem as ações do PJB nos Estados.

Semana do Parlamento Jovem Brasileiro:

O evento será realizado de 21 a 25 de setembro, nas dependências do Cefor, nos Plenários de Comissões e no Plenário Ulysses Guimarães.

Mais informações podem ser obtidas na página do programa na internet, na fan page do Facebook, pelo perfil do PJB no instagram, ou ainda pelo Disque Câmara: 0800 619 619