Cultura

Centro Cultural da Câmara promove quarta edição da exposição de fotografias Quadrantes

A coletiva é composta de trabalhos fotográficos de artistas selecionados por meio de edital público.

02/12/2019 - 13:58  

O Centro Cultural Câmara dos Deputados realiza, de 11 de dezembro de 2019 a 8 de janeiro de 2020, a quarta edição da exposição Quadrantes. A coletiva é composta de trabalhos fotográficos de artistas selecionados por meio de edital público. Nesta mostra, Aldones Nino, Lucas Sertifa e Sonia Dias ressaltam a subjetividade oferecida pela fotografia. Cada série exibida destaca o processo criativo singular dos artistas e as conexões das obras de cada um.

Aldones Nino captura o azul do espaço aéreo com o concreto de edifícios em construção. A paisagem urbana também é objeto de criação de Lucas Sertifa, que ressignifica elementos da cidade ao desafiar a monumentalidade de Brasília em colagens que decompõem a capital a uma escala diminuta. Sonia Dias também trabalha o espaço, mas não o urbano, e sim o natural, tendo a inserção da figura humana nesse ambiente como ponto de partida para experimentações e investigações sobre a nossa própria humanidade.

As obras poderão ser visitadas na Galeria Décimo, no Anexo IV da Câmara, se segunda a sexta, das 9h às 17h.

Os artistas
Aldones Nino (São Paulo, 1990) participou de exposições individuais e coletivas. Foi curador, entre outras, das exposições “Afuá: fragmentos de paisagens e cotidianos”, “La larga noche de los 500 años” e Reverberar o oco – todas de 2019. Na exposição Quadrante 4, o artista apresenta a série Jaén, que é composta por um conjunto de 20 fotografias realizadas entre setembro de 2017 e agosto de 2018.

Lucas Sertifa (Brasília, 1996), integrou a equipe curatorial brasileira, coordenada por Sonia Paiva, da Mostra das Escolas de Cenografia da Quadrienal de Praga em 2015 e participou do grupo autor da obra Temos todas a mesma história (2015). Foi premiado pela 5ª edição do projeto Eixo do Fora em 2017. Na exposição da Câmara, ele apresenta a série Seressombras - um conjunto de colagens de pequenas dimensões, feitas manualmente, a partir de paisagens urbanas de Brasília.

Sonia Dias (Nice/França, 1964) integra o grupo de Estudos Contínuos sobre Imagem e Arte Contemporânea e do Grupo de Estudos em Fotografia Avançada. Na mostra Quadrantes 4, ela apresenta a série “Somos todos um ponto visto pelas estrelas” - resultado de um processo de experimentação que explora questões ligadas à humanidade, à alteridade e às identidades plurais.

Serviço
Evento: exposição Quadrantes 4
Data: 11 de dezembro de 2019 a 8 de janeiro de 2020
Horário: segunda a sexta, das 9h às 17h
Local: Galéria Décimo – Anexo IV da Câmara dos Deputados
Entrada Franca