Visitação Institucional

Congresso Nacional recebe número recorde de visitantes

20/11/2019 - 20:58  

O Congresso Nacional recebeu 3.879 visitantes nos três dias do  fim de semana prolongado devido ao feriado de Proclamação da República (15, 16 e 17 de novembro), número que superou as expectativas em relação aos demais anos no mesmo período. Brasileiros e estrangeiros tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Poder Legislativo e o Palácio do Congresso, marco arquitetônico da capital da República.

Com duração aproximada de 50 minutos, a visita institucional percorre os plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, os salões Verde e Azul, o Túnel do Tempo do Senado e o Salão Nobre da Câmara. Além dos aspectos legislativos, o visitante recebe informações sobre as diversas obras de arte que fazem parte do acervo das duas casas legislativas, criadas por artistas como Athos Bulcão, Alfredo Ceschiatti, Di Cavalcanti, Marianne Peretti e Burle Max.

O Programa de Visitação Institucional do Congresso Nacional já recebeu os prêmios de “Melhor atração de Brasília” e “Escolha dos Especialistas” - “2018 Experts' Choice Award” -, concedidos pelo site de turismo Trip Expert.; e o Prêmio Certificado de Excelência do TripAdvisor, por 5 anos consecutivos. As premiações são um reconhecimento da qualidade do serviço prestado. Em funcionamento desde 1998, a cada ano cresce o número de visitantes. Em 2018, foram cerca de 140 mil. Em 2017, mais de 124 mil pessoas realizaram a visita guiada. Entre os estrangeiros, visitantes de diversos países, como França, Estados Unidos, Nepal e Nova Zelândia.

Serviço

A Visitação Institucional funciona às segundas, quintas e sextas-feiras e também nos fins de semana e feriados, das 9h às 17h30, com saídas de grupos a cada 30 minutos, a partir do Salão Negro. É importante lembrar que às quintas-feiras somente indivíduos e/ou grupos agendados com antecedência poderão realizar a visita. O agendamento é feito diretamente pelo site.

Para os demais dias úteis não há necessidade de agendamento, a não ser em casos de grupos com mais de 15 pessoas e aqueles que precisem de tour em língua estrangeira. É possível, nesses casos, agendar visitas com acompanhamento de monitores que falam inglês, francês, espanhol e Libras.

Mais informações podem ser obtidas na página do programa .