Institucional

Câmara lança projeto Modernizar para promover debates sobre novos desafios e o futuro da sociedade

06/11/2019 - 17:30  

A Câmara dos Deputados lançou no último dia 7 de novembro o projeto Modernizar, uma iniciativa da Presidência da Casa que visa promover palestras com grandes pensadores para discutir o futuro e os novos desafios a serem enfrentados pelos cidadãos. O objetivo é debater pautas que contribuirão para o aperfeiçoamento do Parlamento e para a formulação de políticas públicas para o País.

As palestras são destinadas a deputados, senadores e autoridades convidadas. Os eventos terão uma programação inovadora sobre soluções para o futuro, sempre garantindo a diversidade de pensamento. Entre os temas, estão aspectos da nova democracia, combate à desinformação, inteligência artificial, internet das coisas e cidade inteligente, propriedade de dados, bioengenharia, oferta de empregos, alimentação e envelhecimento da população.

O Modernizar está alinhado com a visão de futuro do planejamento estratégico da Câmara dos Deputados para o período de 2012-2023, a qual prevê que a Casa busque consolidar-se como centro de debates dos grandes temas nacionais e globais, de forma moderna, transparente e com ampla participação dos cidadãos.

Palestra

O primeiro palestrante, no lançamento do projeto, foi o escritor e professor Yuval Noah Harari, um dos pensadores mais influentes da atualidade. Historiador, filósofo e autor de livros como “Sapiens: Uma Breve História da Humanidade”, “Homo Deus: Uma Breve História do Amanhã” e “21 Lições para o Século 21”, Harari é atualmente professor do Departamento de História da Universidade Hebraica de Jerusalém. Seus livros já venderam 20 milhões de cópias em todo o mundo. Ele também atua como conselheiro de governos de diferentes nações e já contribuiu com várias organizações de forma voluntária.