Educação

TV Câmara estreia série sobre educação básica

15/10/2019 - 16:19  

Na semana em que se comemora o Dia do Professor, a TV Câmara lança a série documental “Teorias do Saber”, que aborda a educação básica no Brasil. Dividida em seis episódios, a série exibirá os diferentes modelos pedagógicos aplicados no país. O programa irá ao ar nesta quinta-feira (17), às 21h30. Para assistir no you tube, clique aqui.

O primeiro episódio enfoca o ensino público, e registra o cotidiano de duas escolas do Distrito Federal – uma na zona urbana e outra na zona rural –, em especial as diferentes necessidades de cada uma e as formas de financiamento. O programa aborda ainda as origens e os problemas da educação pública, o modelo tradicional de educação e outras pedagogias, como as baseadas no movimento da Escola Nova.

Participam do episódio os deputados Ângela Amin (PP – SC), Felipe Rigoni (PSB – ES) e Professora Rosa Neide (PT – GO), além de especialistas como o professor Célio da Cunha, da UnB; o educador José Pacheco, fundador da Escola da Ponte; e Catarina Almeida e Daniel Cara, da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Prós e contras
A série apresentará um episódio novo a cada mês, entre outubro e março. Serão avaliados os prós e contras dos métodos educacionais em foco, com opiniões do meio acadêmico e do meio político sobre questões como homeschooling, escolas cívico-militares e financiamento da educação pública, entre outras.

Serviço:
Série: “Teorias do Saber”
Estreia: quinta-feira, 17 de outubro, 21h30, na TV Câmara
Reprises: Sábado – 22h / Domingo – 1h30 / Terça-feira – 0h / Quarta-feira –0h30/ Quinta-feira – 1h