Transparência

Secretaria da Transparência lança projeto “Cidadão que Vê”

09/10/2019 - 08:43  

 

A Secretaria da Transparência da Câmara dos Deputados lança nesta quarta-feira (9) Em Brasília o projeto “Cidadão que Vê”. Participação popular, cidadania e controle social são os principais pontos da iniciativa que realizará palestras, oficinas e apresentações culturais e artísticas.

O objetivo é fomentar a cultura da transparência, incentivar a formação crítica dos cidadãos, principalmente do público jovem, e ampliar o diálogo entre o parlamento e a população. O projeto pretende envolver a comunidade e incentivar os jovens a tornarem-se multiplicadores das informações recebidas, dentro de suas famílias e grupos de convivência.

A primeira etapa do projeto ocorre na cidade de Samambaia (DF). As atividades ocorrem no Complexo Cultural da cidade e contam com a participação de estudantes do Centro de Ensino Fundamental 411. A instituição foi vencedora do concurso “Transparência nas escolas é legal”, promovido pelo Ministério Público Federal e Territórios. A segunda etapa do projeto ocorre na quinta-feira (10) na Câmara dos Deputados. Os alunos farão uma visita à Casa e ao Senado Federal, para conhecer de perto o funcionamento do processo legislativo.

A Secretaria da Transparência pretende levar o Cidadão que Vê para comunidades de outros estados do Brasil. Entre os temas das palestras e oficinas estão: “Conhecendo o Poder Legislativo”, “O que faz a Câmara dos Deputados” e “Benefícios da Lei de Acesso à Informação”, “Saber é Poder”, “Combate à Desinformação e Fake News”. As apresentações culturais incluem danças de rua, rap e grupos de cultura regionais.