Transparência

Câmara lança novas páginas do Plenário e das comissões

Mudança visa facilitar acesso da sociedade às informações sobre a atividade legislativa

27/09/2019 - 13:11  

A Câmara dos Deputados inaugurou, nesta sexta-feira (20), as novas páginas do Plenário e das comissões em seu portal na internet. Nas duas páginas será possível acessar de forma mais simples e intuitiva todas as informações das atividades legislativas. O objetivo é aumentar a transparência e facilitar o acesso ao cidadão.

Na nova página do Plenário, será possível acompanhar todas as transmissões de sessões, com o resultado das votações e a presença de deputados atualizados em tempo real. Além das transmissões, a página reúne notícias, agenda, documentos e estatísticas. O usuário poderá ainda buscar vídeos, áudios, resultados e transcrições das sessões por data.

A página de comissões também foi remodelada para reunir todas as informações dos colegiados em uma tela com mais usabilidade e acessibilidade. Ela disponibiliza as transmissões de reuniões, notícias, agenda e pesquisa por comissão, além de estatísticas para  acompanhar a produtividade dos colegiados.

Novo portal

O lançamento faz parte do projeto do novo portal da Câmara, que tem ênfase nas ferramentas de interesse da população, principalmente quanto à participação e à transparência. As mudanças incluem linguagem mais simples, para facilitar a compreensão dos conteúdos, e mecanismo de busca mais ágil e preciso.

O projeto apresenta uma nova arquitetura de navegação e um leiaute focados no usuário, com melhorias na usabilidade e acessibilidade. O novo portal também está mais bem adaptado para dispositivos móveis. A primeira etapa de mudanças foi lançada em janeiro.

Assista ao tutorial sobre o novo portal.