Cidadania

Câmara realiza a 16ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro de 23 a 27 de setembro

18/09/2019 - 10:03  

A Câmara dos Deputados promove, de 23 a 27 de setembro, a 16ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). O programa simula uma jornada parlamentar, na qual os estudantes do ensino médio participam de debates e votações como se fossem deputados federais. A experiência busca informar sobre o processo legislativo, participação e cidadania. Na seleção dos participantes, os alunos elaboram um projeto de lei, de tema livre, com propostas de melhorias para o país.

Durante o evento, os estudantes participarão de atividades como formação de partidos políticos, posse como deputados, eleição da Mesa Diretora e das presidências das comissões, reunião partidária, elaboração de pareceres e sessão plenária.

Estarão no PJB 78 alunos de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, com idades entre 16 e 22 anos. Eles representarão os 26 estados e o Distrito Federal, distribuídos de maneira proporcional, como nas eleições oficiais. São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados na Casa, receberá 11 parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal receberá um representante.

A programação e outras informações estão disponíveis no site do programa, na fan page do Facebook ou no Instagram.

Reconhecimento

O Parlamento Jovem Brasileiro é citado como ação positiva em “Marketing Social: influenciando comportamentos para o bem” (Ed. Saraiva), livro recém-lançado por Philip Kotler, considerado um dos pais do marketing moderno, além de “o maior dos especialistas na prática do marketing”, na opinião do Management Centre Europe. Em 2005, o autor foi selecionado como o quarto maior guru de negócios pelo Financial Times (atrás de Jack Welch, Bill Gates e Peter Drucker) e em 2008 o Wall Street Journal o listou como a sexta pessoa mais influente no mundo dos negócios. O caso do programa foi apresentado, a convite, por André Rehbein Sathler, docente do Mestrado em Poder Legislativo da Câmara dos Deputados.