Administração

Câmara assina acordo de cooperação para análise de serviços e entrega de metas de reestruturação administrativa

15/08/2019 - 12:15  

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), assinou nesta quinta-feira (15) o Acordo de Cooperação Técnica com o Movimento Brasil Competitivo (MBC) para realizar o mapeamento dos serviços e fluxos de trabalho da Casa e propor medidas de melhoria na gestão, qualidade e produtividade. O acordo, que não envolve a transferência de recursos financeiros, terá vigência de até 12 meses. O serviço será prestado pela MBC, por intermédio de sua parceira, a Falconi Consultoria.

A reestruturação deverá ser focada nos anseios da sociedade e dos usuários dos serviços prestados pelo Parlamento, garantindo melhor atendimento das demandas do cidadão. Para isso, com base na transferência de experiências de sucesso do setor privado para o público, outras metas internas devem ser atingidas: redistribuição da força de trabalho, reestruturação dos serviços e produtos, mudança do perfil do servidor – menos operacional e mais formulador e gestor – e aumento da eficiência e transparência na utilização dos recursos públicos.

O Plano de Trabalho do MBC deverá ser avaliado pela Câmara, com identificação das metas a serem atingidas, dos produtos parciais e finais decorrentes da implantação do projeto e com os indicadores para verificação e validação dos produtos entregues. A Câmara fornecerá apoio político-institucional e designará representantes para supervisionar os trabalhos.

O presidente Rodrigo Maia pronunciou-se sobre a reforma administrativa na Câmara por meio de carta dirigida à sociedade, aos parlamentares e aos servidores.

MBC

O Movimento Brasil Competitivo (MBC) trabalha há 17 anos na construção de parcerias em defesa da ampliação da competitividade, do aumento da capacidade de investimento do Estado e da melhoria dos serviços públicos. O MBC já executou projetos em mais de 50 governos estaduais, prefeituras e ministérios, impactando em torno de 140 milhões de pessoas e chegando a uma economia anual de R$ 15,2 bilhões. Recentemente, o MBC participou das reformas administrativas dos governos do Amazonas e Rondônia.

Falconi

A Falconi é uma consultoria em gestão, com capital 100% nacional, presente em mais de 30 países, especializada em atender organizações públicas e privadas que precisem atingir novos patamares de resultado. Em quase 40 anos, a consultoria atuou em 5.300 projetos, sendo mais de 500 na área pública, nas esferas federal, estadual e municipal e nos três poderes da União. Entre os projetos desenvolvidos no setor público, destaca-se a redução da evasão escolar e a regulação da relação idade/série; gestão de estoque de medicamentos com impacto na redução de desperdícios; redução de indicadores de criminalidade em até 40%; e equilíbrio fiscal por meio do aumento da arrecadação e da redução de gastos públicos.