Comunicação

Plenarinho comemora 15 anos em agosto

O Plenarinho é um programa de relacionamento da Câmara dos Deputados com a comunidade que possui caráter educativo e é destinado a crianças entre 7 e 14 anos, incluindo também ações para pais e professores

14/08/2019 - 08:50  

A Câmara dos Deputados, por meio da Coordenação de Interação com a População e Programas Institucionais (CPP), comemora em agosto os 15 anos do Plenarinho. Com o slogan “O jeito criança de ser cidadão”, o Plenarinho é um programa de relacionamento da Câmara dos Deputados com a comunidade que possui caráter educativo e é específico para crianças entre 7 e 14 anos, abrangendo, também, pais e professores.

Por meio de uma linguagem acessível e lúdica, o Portal do Plenarinho – na internet – informa sobre o Poder Legislativo, política, democracia e organização dos estados. Além disso, o portal promove interação e entretenimento através de concursos e promoções, jogos, passatempos, vídeos e animações. O Plenarinho desenvolve ações como o Câmara Mirim; o Eleitor Mirim; a produção e a distribuição de material impresso; a produção de materiais em áudio e vídeo; conteúdo para as redes sociais; e planos de aula para os professores das instituições de ensino público e privado.

Entre os objetivos do programa estão: aproximar o público infantil do exercício da atividade política; divulgar noções básicas do processo legislativo para a formação da consciência sobre a importância do Poder Legislativo; estimular a formação de consciência política nas novas gerações para formação de futuros líderes; proporcionar um instrumento de comunicação dinâmico para que as crianças conheçam o papel da Câmara dos Deputados e do Poder Legislativo; oferecer às crianças uma fonte permanente e dinâmica de informações sobre o Legislativo; trabalhar conceitos básicos de cidadania e direitos sociais; e incentivar a formação de valores sociais e humanos.

Conheça as principais ações desenvolvidas pelo Plenarinho:

Câmara mirim 
O Câmara Mirim simula uma sessão legislativa ordinária da Câmara dos Deputados, reunindo crianças do 5º ao 9º ano do ensino fundamental que apresentam e votam os três melhores projetos de leis no Plenário Ulysses Guimarães.

Eleitor mirim
O Eleitor Mirim é uma simulação do processo eleitoral. A cada dois anos, cinco professores são selecionados para criar, com suas turmas, os candidatos fictícios que vão participar da eleição mirim, bem como suas plataformas políticas.

Produção de programas de rádio
A Rádio Câmara veicula diariamente a produção do interprograma “A Vez do Plenarinho”, que trata de assuntos como cidadania, democracia, leis e voto em uma linguagem divertida, além de outros temas ligados ao público infanto-juvenil.

Planos de aula para os professores
O Plenarinho tem preparados planos de aula, fundamentados nos Parâmetros Curriculares do Ensino Fundamental, com intuito de auxiliar os professores em suas aulas.

Produção e distribuição de material impresso
O Plenarinho produz e distribui a Revista do Plenarinho com histórias em quadrinhos e passatempos. Além disso, são produzidas outras publicações como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em tirinhas.