Direitos Humanos

Relatório da FioCruz sobre a situação das mulheres grávidas encarceradas e filme “Nascer nas Prisões” serão lançados nesta quarta (6)

05/12/2017 - 19:58  

Como parte da programação da campanha mundial “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados promove, nesta quarta-feira (6), o lançamento do relatório da FioCruz sobre a situação das mulheres grávidas encarceradas e do Filme “Nascer nas Prisões”. O evento será realizado no auditório Freitas Nobre, às 14 horas.

O estudo realizado pela Fiocruz descreve, pela primeira vez, em nível nacional, o perfil da população feminina encarcerada que vive com seus filhos em unidades prisionais femininas das capitais e regiões do Brasil. A pesquisa revela, por exemplo, que mais de um terço das mulheres presas grávidas relataram o uso de algemas na internação para o parto, 83% tem pelo menos um filho, 55% tiveram menos consultas de pré-natal do que o recomendado, 32% não foram testadas para sífilis e 4,6% das crianças nasceram com sífilis congênita.

Com base na pesquisa, foi realizado o documentário, que apresenta entrevistas com mães e profissionais de saúde. A produção conta com o Selo FioCruz Vídeo e direção de Bia Fioretti. Ao final da projeção, está prevista a interação da diretora do filme com o público.